“Aldeia de Ul”

Ul já é, formalmente, “Aldeia de Portugal”.

Foi ontem à noite anunciado à população em geral num evento organizado no salão da junta de freguesia de Ul onde, na mesa de honra, marcaram presença o presidente da edilidade ulense, Hugo Pereira; o vereador da CMOA, Dr. Pedro Marques; a directora da ADRITEM, Engª Teresa Pousada; o presidente da FAMOA, Sr. António Grifo; e o responsável pela implementação destes projectos na área de intervenção da ADRITEM, Dr. João Aires.  O Sr. Presidente da CMOA, Dr. Hermínio Loureiro, juntou-se também ao evento já na sua recta final e lamentou não ter conseguido estar logo de início por motivos de agenda. Do lado da plateia, há que realçar uma forte adesão da população de Ul nomeadamente com a presença de representantes de todas as associações da freguesia o que demonstra, logo à partida, uma grande motivação dos ulenses neste projecto.

Este projecto, já apresentado à freguesia há cerca de um ano, foi uma candidatura conjunta da Junta de Freguesia, da CMOA e da ADRITEM que culminou da melhor forma, ou seja, com a atribuição da marca “Aldeia de Portugal” a Ul. Este é sem dúvida um ponto de chegada mas, ao mesmo tempo, um ponto de partida uma vez que este galardão implica uma participação muito activa de todas as associações locais assim como da população em geral. De resto esta foi a mensagem deixada por todos os intervenientes da mesa durante o evento: assegurar a manutenção do título “Aldeia de Portugal” é muito difícil se as associações e a população em geral não estiverem sensibilizadas e comprometidas com os objectivos do projecto. Durante o evento foi inclusivamente dada a possibilidade a todos os presentes de darem a sua opinião sobre o que se pode fazer para sermos mais “Aldeia”. Ficou também o compromisso da parte do Grupo de Trabalho já formado para implementar este projecto que brevemente serão anunciadas acções concretas a levar a cabo durante o próximo ano.

Este evento foi oportunamente aproveitado pela Junta de Freguesia para a entrega formal dos protocolos de cedência das instalações das antigas escolas de Ouriçosa e Adães aos Ranchos Folclóricos “As Padeirinhas de Ul” e “Cravos e Rosas”, respetivamente, indo assim ao encontro dos anseios destas duas colectividades que há muito reclamavam por uma “casinha” para as suas sedes. Foi também entregue o Protocolo que cede uma sala na escola de Adães aos Vicentinos da Paróquia. À AFUL (Associação da Freguesia de Ul) foi entregue o protocolo de cedência de uma sala do edifício da junta de freguesia para realizar as suas actividades.

Junta de Freguesia de Ul, 13 de Dezembro de 2012